VOCÊ É PAI PRESENTE?

Como Ser Um Pai Presente?

Árvores e paisagem. recanto de sossego.
http://paiefilho.com/Árvores e paisagem. recanto de sossego.
Aposto que você quer saber como ser um pai presente.
Porque isto é o que quer saber todo pai que se esforça a cada dia para dar a seu filho o melhor.
Mas agora, chega de procurar, pois aqui está a resposta à sua pergunta. Aqui você encontra uma porção de dicas geniais sobre ser um pai presente na vida de seu filho (a).
Para começo de conversa… Ser Pai.
pai e mãe brincando juntos com os filhos
http://paiefilho.com / pai e mãe brincando juntos com os filhos
Ser pai é uma das experiências mais fantásticas que pode ocorrer na vida do ser humano.
Resume-se na plena realização de uma vida, pelo menos para a maioria das pessoas.
Pois, qual homem não deseja ver com orgulho um fruto de si mesmo crescer e vencer? Se você já é pai aproveite as dicas e seja um pai presente.
Você sabe como é um pai presente?
Pai Presente – Presente de Pai.
pai presente é aquele que está sempre participando da vida dos filhos. Ele torna-se um verdadeiro presente para toda sua família, pois age com carinho e atenção e está sempre à frente de todas as situações da vida dos filhos.
Quando se fala do pai presente toma-se um assunto muito importante, pois trata-se da presença real do pai junto à família.
família presente na vida dos filhos
http://paiefilho.com / família presente na vida dos filhos
O que ocorre muitas vezes é que os pais tendo sobre si a responsabilidade de sustentar a casa, alguns acham que estão desobrigados de atender às necessidades afetivas e de convívio dos filhos.
Porém, isto não existe mais, foi-se o tempo em que o pai era apenas o “mentor” da prole, ou seja, aquele que trazia o alimento, que trabalhava e mantinha toda a parte material, deixando a cargo da mulher o cuidado e a educação dos filhos.
Hoje, o pai precisa envolver-se em todos os fatos da vida de seus filhos. Sendo assim ose  deseja ser presente deve participar de toda a rotina. Não só ensinar comportamentos, impor regras e determinar limites, mas também e especialmente compartilhar interesses e gostos.
presença paterna junto aos filhos
http://paiefilho.com / presença paterna junto aos filhos e esposa no entardecer
Nada mais válido do que um pai que senta à mesa com sua família, ou brinca e joga com seus filhos ensinando-lhes valores como paciência, persistência e solidariedade.
Mostrando-lhes que na vida, assim como nos jogos podemos ganhar ou perder.  Preparando-os para a luta futura.
Educando-os para a vida.
Ser pai presente não é perder tempo.
O tempo é um dom precioso e ninguém pode parar. Esta dinâmica do mundo atual, muitas vezes, tira de nós momentos essenciais. Como por exemplo, poder acompanhar de perto o desenvolvimento dos filhos.
Por falta de tempo muitos pais deixam de fazer a sua parte. Acham que brincar com criança é perder tempo.
Esta ausência é muitas vezes acobertada pela compra de presentes na tentativa de substituir a presença. A televisão ou  computador também são uma forma de ocupar a mente da criança e de silenciá-la para que ela não perceba e não reclame a ausência dos pais.
Nada pode substituir a presença do pai.
Por isto aqui vão dicas geniais sobre ser um pai presente.
1- Participe de todos os momentos da vida de seus filhos.
pai presente na vida do filho
http://paiefilho.com / pai presente na vida do filho
Não deixe por menos. Participe ativamente da vida de seus filhos. Vá a reuniões da escola; participe das festinhas; leve-os ao dentista e ao médico, sempre que dispuser de tempo para isto. Fique por dentro de tudo que ocorre com seu filho.
2- Estabeleça diálogos. Esteja sempre pronto a atendê-los.
O diálogo é a porta para todo o entendimento. É o meio principal para quem deseja ensinar, orientar e direcionar. Através dele você pode demonstrar amor, carinho e interesse.
É com uma boa conversa que se convence um filho a abandonar um caminho duvidoso.

É dialogando, ouvindo e entendendo que o pai pode salvar seu filho de um futuro sombrio, encaminhando-o para um caminho feliz e cheio de paz. Por tudo isto, adote o diálogo como estratégia primeira  e faça de seu filho uma pessoa completa , pessoa preparada para ouvir, entender e saber  tomar a decisão certa em qualquer situação.
3- Sempre tenha tempo para brincar/jogar/passear com seus filhos.
pai e  filho juntos no momento de lazer
http://paiefilho.com / pai e filho juntos no momento de lazer
Não há alegria maior para um filho do que ter o pai a seu lado, dividindo com ele a alegria de viver os momentos mais preciosos de sua infância, adolescência ou juventude.
Estar junto do pai, compartilhando um momento de lazer é melhor do que qualquer presente. Não tem preço. É momento valiosíssimo para o filho que guardará para sempre estas lembranças, que no futuro lhe darão segurança e firmeza para continuar sempre.
É um momento de particular alegria para o pai que estará vivenciando com o filho momentos tão significativos.
4- Eduque pelo exemplo.
Direcione seus filhos utilizando seu exemplo. Não se esqueça você está sendo observado. O tempo todo seu filho te olha, te imita e deseja ser como você.
A responsabilidade do pai que serve de modelo para o filho é bem grande. Portanto, se você for honesto seu filho também será. Se você for humilde ele o será. Se você agir sempre com dignidade estará desfraldando para seu filho a bandeira da honradez da franqueza e da integridade humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário